Jaiane

Significado do Nome Jaiane

Jaiane: Significa “ela é sustento”, “ela é amparo”, “ela é maternal”; "nascida no dia de Natal".

Jaiane é um nome de invenção brasileira. Embora não se possa confirmar qual o seu étimo, é possível indicar duas possibilidades para o seu surgimento.

Uma dessas hipóteses aponta para um nome que surge do latim como um derivado de Gaiane, forma grega de Gaiana.

O nome Gaiana deriva de Gaia, que é um ser mitológico. Na mitologia grega é a Mãe-Terra. Gaia é esposa de Urano e juntos são os pais dos doze titãs e também dos ciclopes.

Nesse sentido, o nome Jaiane partilha da simbologia da terra que, entre outros, significa sustento, amparo, maternidade.

Por extensão, significa “ela é sustento”, “ela é amparo”, “ela é maternal”.

De acordo com a onomástica, eventualmente surge como uma forma de Jaione. Este é o equivalente basco do Natividad (o mesmo que Natividade, em português), cuja origem é espanhola.

Natividade significa “nascimento”, numa referência ao nascimento de Jesus, o Natal. Assim, partilha do significado de Natália, que significa "nascimento", "nascida no dia de Natal".

Natália surge do latim Natalia. Tem origem religiosa e foi popular na Idade Média. Era comum atribuir esse nome às meninas que nasciam na época ou no próprio dia de Natal.

Jayane (com Y) é sua variante gráfica.

Origem do Nome Jaiane

Origem: Latina, Mitológica, Espanhola

Outras Informações do Nome Jaiane

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.