Jael

Significado do Nome Jael

Jael: Significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes”.

Jael tem origem no nome hebraico Yael que significa “cabra das selvas”, “cabra dos montes” e está presente nas Escrituras Sagradas. Era o nome de uma mulher corajosa, que foi considerada uma heroína. Jael conseguiu enganar e matar o comandante do exército cananeu e, assim, garantiu a vitória ao povo de Israel - o povo de Deus -, conforme consta no Antigo Testamento:

Jael saiu ao encontro de Sísera e o convidou: "Venha, entre na minha tenda, meu senhor. Não tenha medo!" Ele entrou, e ela o cobriu com um pano.” (Juízes 4,18)

Em virtude desse acontecimento, o nome reflete coragem, bravura e é um bonito nome especialmente pelo fato de ser classificado como teofórico, dado que tem o nome Deus nele incorporado, o que acontece através do sufixo El, que justamente significa “Deus”.

É também um nome unissex, uma vez que serve tanto o gênero masculino como o gênero feminino. No que respeita aos registros de meninos, encontra-se também a forma Joelson.

O nome está presente em vários países, mas é bastante popular especialmente em Israel, onde é utilizado na forma Yael.

Pelo fato de ser bíblico, no nosso país é comum entre os evangélicos.

Origem do Nome Jael

Origem: Hebraica, Bíblica

Outras Informações do Nome Jael

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.