Jacqueline

Significado do Nome Jacqueline

Jacqueline: Significa "aquela que vem do calcanhar", “a filha gêmea que nasceu por motivo”; “que Deus a proteja”.

Jacqueline é a variante feminina e francesa do nome Jacques, nome equivalente a Jacó.

A raiz do nome Jacqueline é hebraica, de Ya'aqov, e significa "aquela que vem do calcanhar". Isso porque o personagem bíblico Jacó, filho de Isaac e Rebeca, recebeu esse nome pelo fato de nascer segurando o calcanhar do seu irmão gêmeo Esaú.

A partir de então, os filhos gêmeos que nasciam por último começaram a ser tradicionalmente registrados com esse nome, que é categorizado como bíblico.

Existem alguns etimologistas que associam o nome Jacqueline com o termo hebraico Ya’aqov’el, que significa “que Deus a proteja”.

Popularidade

Entre os brasileiros, eram 13290 as suas portadoras, conforme dados do Censo Demográfico 2010. O Rio de Janeiro é o estado que apresenta a maior taxa de incidência.

O número cresce quando se trata da variante Jaqueline (sem a letra C).

Termos Afetivos

Normalmente, as pessoas com este nome recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, tais como Jacque, Jack, Kelly ou Line.

Personalidade

Jacqueline Kennedy Onassis foi a 35.ª primeira-dama dos Estados Unidos. Foi casada com John Kennedy durante 10 anos, de 1953 até o assassinato de JFK, como era popularmente conhecido, em 1963.

Origem do Nome Jacqueline

Origem: Francesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Jacqueline

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.