Jaqueline

Significado do Nome Jaqueline

Jaqueline: Significa "aquela que supera", "a que vence", "a suplantadora", "aquela que vem do calcanhar de Deus", “que Deus a proteja”.

O nome Jaqueline foi emprestado do nome francês Jacqueline e é o feminino do nome masculino Jacques, que equivale a Jacó em português.

Este nome vem originalmente do hebraico Yaaqobh e significa "a que supera", "a que vence" ou mesmo "a suplantadora". "A que vem no calcanhar" também é outro possível significado desse nome.

Ainda existem outras fontes que relacionam a origem do nome Jaqueline com outro nome hipotético, Ya’aqov’el, que quer dizer “que Deus a proteja”.

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega atributos de força, de proteção e, sem dúvida, de aproximação com o divino.

A versão masculina deste nome foi utilizada pela primeira vez por falantes da língua inglesa antes da conquista normanda, mas ainda não era muito comum na Idade Média. Na Inglaterra, Jacó era visto como um nome judeu, e só passou a ser comumente utilizado como um nome cristão após a Reforma Protestante. 

No Brasil, Jaqueline é considerado um nome bastante comum, assim como a variante Jacqueline. As pessoas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Jaque, Jack, Queline, Kelly ou Line. 

 

Origem do Nome Jaqueline

Origem: Hebraica, Francesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Jaqueline

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.