Iara

Significado do Nome Iara

Iara: Significa "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora".

Iara é um nome de origem indígena, cuja raiz do Tupi-guarani y-îara significa "senhora das águas", "mãe d'água", "a beleza das águas" ou "dominadora".​

Iara ou Uiara, no imaginário indígena brasileiro, é também conhecida como a "Mãe D'Água", uma bela sereia que vive no rio Amazonas e em seus afluentes.

Olavo Bilac - o melhor representante do Parnasianismo no Brasil, escreveu o poema A Iara, que descreve a sereia, cujo trecho se transcreve:

"Vive dentro de mim, como num rio,

Uma linda mulher, esquiva e rara,

Num borbulhar de argênteos flocos, Iara

De cabeleira de ouro e corpo frio."​

No Brasil, a escolha de nomes indígenas é muito comum e reflete a importância da preservação cultural do nosso país, cujos tupis representam a principal tribo de índios brasileiros.

Iara é, portanto, um bonito nome predominantemente feminino que, além de símbolo de identidade nacional, carrega o simbolismo da água, destacando-se origem da vida, força e purificação.

Tem como variantes gráficas Yara (a versão mais comum), bem como Iarah ou Yarah.

Nos primeiros registros da lenda da Iara a sereia chamava-se Ipupiara e era, na verdade, um homem que era conhecido por devorar pescadores desaviados.

Origem do Nome Iara

Origem: Tupi, Indígena

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Iara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.