Iana

Significado do Nome Iana

Iana: Significa “flor bonita”, “flor bela”, “graciosa", "cheia de graça".

Embora seu étimo seja desconhecido, é possível que o nome Iana seja uma derivação de Ayana, um nome de origem africana que significa “flor bonita”, “flor bela” e que é encontrado em hebraico, em japonês, bem como em indiano e inglês.

Estudiosos da onomástica consideram, ainda, a possibilidade de Iana ser o resultado do nome Ana modificado ao longo do tempo, de modo, que nesse sentido significa “graciosa" ou "cheia de graça".

Ana tem origem hebraica, vem de Hanna, e é um dos nomes femininos mais populares, sendo inclusive um dos favoritos no Império Bizantino. Assim, tem várias variantes, tais como: Anna, Anne e Anya, em francês e em inglês.

Ana é um nome que marca presença nas Escrituras Sagradas. Ana é a mãe do profeta Samuel, bem como é também a profetisa que reconhece o Menino Jesus como o Messias; e a avó de Jesus, cuja festa é comemorada pela igreja no dia 26 de julho.

Iana é, deste modo, um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo atributos de beleza, de graça e perfeição, os quais possivelmente acompanharão as pessoas registradas com o mesmo, que costumam ser afetivamente chamadas de “Nana”.

Origem do Nome Iana

Origem: Hebraica, Africana

Outras Informações do Nome Iana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.