Iasmin

Significado do Nome Iasmin

Iasmin: Significa “jasmin” ou “flor de intensa fragrância”.

Iasmin é uma variação do nome Yasmin, que se originou a partir do persa yasamen, que quer dizer literalmente “jasmin”, também existente no árabe como jasamin.

O jasmin é o nome da planta conhecida por suas flores de fragrância intensa e agradável, bastante utilizado como um purificador e ambientador de ar.

Na cultura hindu, acredita-se que o Kama, o deus do amor, adicionava uma flor de jasmim em suas flechas para distribuir bons sentimentos ao coração das pessoas, a partir desta lenda, a flor de jasmim está relacionada ao amor para os hindus.

Ambas as variantes, Iasmin e Yasmin (ou Yasmim), são predominantemente femininos e bastante comuns entre os brasileiros.

Em outros países, principalmente os de língua inglesa, a variante mais usual deste nome é Jasmin ou Jasmine. Os primeiros registros dessas versões foram encontradas na Inglaterra, nos primeiros anos do século XIX.

As pessoas batizadas com o nome Iasmin costumam receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como: Mimi, Mini ou Iaiá, por exemplo.

Origem do Nome Iasmin

Origem: Árabe, Persa

Outras Informações do Nome Iasmin

Derivações do Nome Iasmin

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.