Gonçalves

Significado do Nome Gonçalves

Gonçalves: Significa “filho, ou descente, de Gonçalo” ou “filho, ou descente, de homem disposto a participar de toda luta”, “filho, ou descente, de homem guerreiro”.

Gonçalves é um nome patronímico que tem origem no medieval Gundisalvus - forma em latim que surge a partir do germânico - o mesmo que Gonçalo em português, que é formado pela junção dos elementos gunthi, que significa “combate”, all, que significa “todo” e vus, que significa “guerreiro”, da qual resulta a seguinte tradução: "homem disposto a participar de toda luta" ou, simplesmente “guerreiro”.

Estamos, portanto, diante de um nome de família, que exprime filiação, de modo que significa “filho, ou descente, de Gonçalo” ou “filho, ou descente, de homem disposto a participar de toda luta”.

É um nome comum na onomástica das famílias portuguesas que tem como variantes González, em espanhol.

No nosso país tem destaque o grande poeta indianista Gonçalves Dias (1823-1864). Considerado um dos imortais pela Academia Brasileira de Letras, ocupou a cadeira de número 15. É de sua autoria o famoso poema Canção do Exílio: 

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Entre os imortais, outro escritor com o mesmo sobrenome ocupou a 9.ª cadeira da ABL - Gonçalves de Magalhães (1811-1882), um dos precursores da escola romântica no Brasil.

Origem do Nome Gonçalves

Origem: Portuguesa

Locais com o Nome Gonçalves

Outras Informações do Nome Gonçalves

Gonçalves

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.