Giulia

Significado do Nome Giulia

Giulia: Significa "jovem", "jovial", "fofa" ou "filha de Júpiter".

Giulia é uma variante italiana do nome Júlia. De origem latina, este era um típico nome de família romano. Pode significar "jovem" ou "jovial".

Este nome teria se originado a partir do latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “barba", "felpudo", "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens masculinos, significando por extensão "jovem" ou "pessoa jovial".​

Apesar de relativamente popular em vários países do globo, Giulia é um nome feminino mais comum na Itália. No Brasil, por exemplo, é mais usual utilizar a variante Giuliana. 

Há ainda outra vertente que acredita que a origem do nome Giulia esteja relacionada ao deus romano Júpiter, e signifique “filha de Júpiter”.

Foi um nome muito comum na França e na Itália durante o século XVI, nas formas Julie e Giulia, respectivamente. Foi utilizado pelos falantes da língua inglesa no mesmo século, mas teve sua popularidade ampliada através do modismo de nomes clássicos no século XVIII. Na Irlanda a variante Julia foi adotada no século XIX para substituir o nome Sheila.

Origem do Nome Giulia

Origem: Latina, Italiana

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Giulia

Giulia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.