Flávia

Significado do Nome Flávia

Flávia: Significa "dourada", "loura".

Flávia é a variante feminina de Flávio, que tem origem no nome romano Flavius, a partir do latim Flavius, que quer dizer "dourado, louro".

Assim como muitos nomes, sua origem decorre de uma característica física. Nesse sentido, teria sido utilizado para nomear pessoas que tivessem os cabelos claros.

O original em latim Flavius foi utilizado na Roma Antiga como nome próprio por vários outros imperadores, sendo o mais conhecido deles o imperador Constantino, o Grande. O nome Flávio é muito comum na Itália, numa versão sem acento, também utilizada pelos falantes da língua espanhola.

No nosso país é um nome popular, cujo auge foi atingido entre as décadas de 70 e 80. No Brasil, as meninas registradas com o mesmo podem ser afetivamente chamadas de Flavinha ou mesmo Flá.

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino, uma vez que se associa ao ouro, ao brilho, ao Sol, em virtude do seu significado etimológico. 

Flávia também é o nome de uma santa católica e ortodoxa: Santa Flavia Domitilla, que teria vivido no século I d.C.

Uma das personalidades mais populares no Brasil com este nome é a atriz, apresentadora e modelo Flávia Alessandra. 

Origem do Nome Flávia

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Flávia

Flávia

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.