Flávio

Significado do Nome Flávio

Flávio: Significa “louro”, “dourado”, “amarelo” ou “cabelos de ouro”.

O nome Flávio tem origem a partir do latim Flavius, que por sua vez se originou da palavra flavus, que quer dizer “amarelo”, “dourado” ou louro”, em referência a cor dos cabelos.

O surgimento deste nome tem como base um nome de família romana, de onde saíram três imperadores: o primeiro deles foi Tito Flávio Sabino Vespasiano (Titus Flavius Sabinus Vespasianus), que deu início a dinastia conhecida como “flaviana”.

Vespasiano foi nomeado imperador pelas suas tropas, iniciando o seu governo em 69, logo em seguida ao suicídio de Nero, permanecendo no poder por dez anos, quando foi sucedido pelo seu filho mais velho, Tito Flávio Augusto.

O reinado de Tito Flávio Vespasiano Augusto ficou conhecido pelas catástrofes. A primeira delas foi a erupção do vulcão Vesúvio, que devastou as cidades de Pompeia e Herculano, e um ano depois Roma foi vítima de um incêndio que se prolongou por três dias.

Após sua morte, seu irmão, Domiciano o sucedeu, em 81. Tito Flávio Domiciano governou Roma por quinze anos, o mais longo reinado desde a época de Tibério. Foi o último imperador da dinastia flaviana e faleceu em 96 com 44 anos.

O original em latim Flavius ainda foi utilizado na Roma Antiga como nome próprio por vários outros imperadores, sendo o mais conhecido deles, o imperador Constantino, O Grande.

O nome Flávio, até hoje é muito comum na Itália, numa versão sem acento, também utilizada pelos falantes da língua espanhola.

No Brasil, Flávio é um nome próprio masculino bastante popular, assim como a variante feminina: Flávia.

Origem do Nome Flávio

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Flávio

Flávio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.