Beijamin

Significado do Nome Beijamin

Beijamin: Variação do nome Benjamin. Significa "filho do lado direito", “filho da felicidade”, “o bem-amado”. 

Tem origem no hebraico Ben-iamin, Bin-yamín, elementos que significam ben, “filho” e yamin, “mão direita”, de cuja junção resulta "filho do lado direito", por extensão, “o bem-amado”.

Ainda hoje, mas especialmente em tempos remotos, o lado direito carrega um sentido positivo, ao contrário do lado esquerdo, negativo, de modo que estamos diante de um bonito nome predominantemente masculino.

Conforme consta no Antigo Testamento da Escritura Sagrada, Benjamin é o nome do filho mais novo de Jacob e Raquel, a qual faleceu ao dar-lhe a luz. Diz-se, porém, que antes de morrer, Raquel chamou o seu filho de Ben-Oni, que significa “filho da minha dor”, sendo, todavia, alterado pelo pai para “o filho da direita”, no sentido de lugar selecionado, destinado a alguém a quem se deseja o bem. 

A derivação mais comum desse bonito nome masculino é Benjamim (com “M” no final) e, embora não muito comum no Brasil, sua versão feminina é Benjamine

Ben e Benjie são os apelidos mais utilizados para chamar afetivamente pessoas registadas com o nome de Benjamin.

Benjamin Franklin (1706-1790) - norte-americano jornalista, inventor, cientista e, entre outros, um dos líderes da Revolução Americana - é a personalidade histórica mais conhecida com esse nome.

Origem do Nome Beijamin

Origem: Hebraica, Americana

Outras Informações do Nome Beijamin

Beijamin

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.