Barros

Significado do Nome Barros

Barros: Significa “descendentes daquele que trabalha com o barro”.

Barros é um sobrenome português. De acordo com estudiosos da onomástica, o mesmo terá surgido em Portugal e foi utilizado como forma de identificar os descendentes de um homem que por qualquer motivo era conhecido pelo apelido Barro.

Esse motivo poderia decorrer da ocupação profissional desse senhor ou, até mesmo, do fato de ele ter muitas espinhas ou borbulhas no rosto.

Foi assim que se deu a origem dos sobrenomes. Quando surgiu a necessidade de diferenciar as pessoas, as profissões, as características físicas ou o local de nascimento ou habitação, entre outros, serviam para esse fim.

De tal modo o seu uso se fixou, que essas palavras evoluíram para sobrenomes. Entre muitos outros, podemos citar como exemplos:

- Magalhães, “o grande” ou “o grandioso”

- Silva, "floresta", "selva" ou "bosque"

- Soares, “pastor de suínos”

Brasão de família

Embora não exista um brasão considerado o certo, nos brasões conhecidos da família Barros têm destaque a cor vermelha, sendo que a sua grande maioria apresenta estrelas amarelas.

Origem do Nome Barros

Origem: Portuguesa

Outras Informações do Nome Barros

Barros

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.