Soares

Significado do Nome Soares

Soares: Significa “filho do protetor dos suínos”, “filho do exército sul” ou “aquele que tem cabelos avermelhados”.

Soares é um sobrenome classificado como patronímico de origem portuguesa e espanhola, sendo baseado no nome próprio Soeiro, que por sua vez vem do latim suarius, que significa “pastor de suínos”.

Provavelmente, os descendentes de um homem chamado Soeiro utilizaram este nome como sobrenome, sendo alterado ao longo dos anos até a versão atual Soares.

Na Idade Média, principalmente em Portugal, a criação de porcos era uma atividade muito importante, sendo que o poder econômico das famílias eram quantificados pelo número de suínos que criavam.

Outra provável origem para o sobrenome Soares está baseada na palavra do germânico antigo sug-hari, que quer dizer literalmente “exército sul”.

Ainda há outra teoria que explica o surgimento deste sobrenome em terras inglesas. Soares teria se originado na palavra do francês antigo sor’chestnut, que significa “cabelos ruivos”.

Alguns estudiosos acreditam que o primeiro ramo principal da família Soares na Península Ibérica teria surgido na cidade espanhola de Toledo.

Uma das mais antigas referências deste sobrenome é do século XIII, o eclesiástico português Fernão Soares.

No português arcaico era comum este nome ser registrado como Soáriz ou Suáriz. 

Origem do Nome Soares

Origem: Latina, Portuguesa

Outras Informações do Nome Soares

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.