Antero

Significado do Nome Antero

Antero: Significa “florido”.

O nome Antero tem origem grega. Surge do grego anthêrós, que significa literalmente “florido”. Isso porque o vocábulo anthêrós está ligado à palavra anthós, que significa “flor”.

Por extensão, reflete esplendor e brilhantismo, características que possivelmente acompanharão os seus portadores.

Há fontes que atribuem-lhe o mesmo significado de que Anteros, que significa “anti-amor”. Essa hipótese baseia-se na mitologia em que Anteros é o irmão de Eros, deus do amor, e é a sua antítese.

Outras sugestões surgem no estudo da onomástica indicando que Antero seria a forma inglesa de André, que significa “másculo”, “viril”, “masculino”.

Acredita-se que ambas indicações devem ser descartadas, considerando verdadeiro o primeiro significado indicado acima.

Antero de Quental (1842-1891) é o nome de um poeta português que participou do polêmico movimento conhecido como Questão Coimbrã. "Bom Senso e Bom Gosto" é o nome de uma de suas obras mais conhecidas.

O nome é utilizado da mesma forma em nórdico. Antério é sua variante gráfica.

É bastante reduzido o número de seus portadores no nosso país. De acordo com o Censo Demográfico 2010, havia aproximadamente 4 mil pessoas registradas com o mesmo.

Origem do Nome Antero

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Antero

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.