Andréia

Significado do Nome Andréia

Andréia: Significa “extrema feminilidade”, "poderosa".

Andréia é uma variante feminina de André, nome originado no grego Andreas, derivado do termo andrós, que quer dizer “homem” ou “másculo”. Quando relacionada à variante feminina utiliza-se o significado equivalente, neste caso Andréia exprime o oposto, “feminilidade”.

O nome chegou ao Brasil a partir da versão Andrea, que na Itália é usado como um nome masculino. No nosso país, este foi adotado para denominar o gênero feminino, provavelmente por terminar com a letra “a”.

O original grego Andreas tem sido comumente utilizado em todo o mundo cristão, tornando-se muito popular durante a Idade Média com diversas formas e grafias.

A forma masculina foi encontrada em Portugal em documentos datados do século XIII como Andreu. O feminino Andréa passou a ser utilizado como um nome inglês no século XVII, mas não era comum até o século XX.

A forma masculina André é nome de um personagem bíblico citado no Novo Testamento como o irmão de Pedro e primeiro discípulo de Jesus Cristo.

André ficou conhecido por ter sido crucificado na cidade de Patras numa cruz em forma de “X”. Mais tarde foi canonizado como Santo André, um dos santos mais populares da Idade Média, padroeiro da Escócia, Rússia, Romênia e Grécia.

Assim como o nome Andréia é bastante popular no Brasil, as versões Andreia (sem acento) e Andrea (sem i) também são muito utilizadas.

As meninas registradas com esse nome podem ser afetivamente chamadas de Déia.

Origem do Nome Andréia

Origem: Grega, Italiana

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Andréia

Andréia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.