Andresa

Significado do Nome Andresa

Andresa: Significa “extremamente feminina”, “mulher bela, delicada e dócil”. 

O nome Andresa surge do espanhol Andreza, variante de Andréa e tem como significado “extrema feminilidade”, por extensão "extremamente feminina".

Essa bonita definição decorre do fato de Andréa ser o feminino de André, que surgindo do nome grego Andreas, de andrós, que quer dizer “homem”, por extensão, “másculo, viril”. 

Desse modo, Andréa recebe os atributos femininos do nome que lhe dá origem e, assim, tanto Andréa como Andréia e outras variações carregam os atributos que mais destacam uma mulher e a tornam feminina, a saber: beleza, delicadeza e doçura.

São suas variantes gráficas Andressa (com 2 S) e Andreza (com Z). Trata-se de nomes populares no nosso país, onde as meninas assim registradas podem ser afetivamente chamadas de Dresa, Dê ou Desa. 

A popularidade do nome deve-se especialmente pelo feminino André, nome adotado por cristãos em todo mundo em virtude de ter sido o primeiro discípulo de Jesus:

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus.

O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo).”. (João 1, 40-41)

Acresce que André era irmão de São Pedro, um dos santos mais populares do Brasil e um dos mais populares na Idade média.

Origem do Nome Andresa

Origem: Grega, Espanhola

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Andresa

Andresa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.