Alberto

Significado do Nome Alberto

Alberto: Significa "nobre brilhante" ou "ilustre nobre".

Alberto é uma variante do nome Adalberto, que tem origem no germânico Adalbert e é formado por duas palavras diferentes. A primeira, adal, significa "nobre", e a segunda, berth, quer dizer "ilustre" ou "brilhante".

O nome também possui origem a partir do teutônico, significando "ilustre", "nobre" ou "brilho de nobreza".

O nome Alberto surgiu pela primeira vez em Portugal, no século XII. A sua forma feminina utilizada é Alberta, porém não é muito utilizada entre os brasileiros, principalmente. 

Devido ao seu significado estar relacionado com a nobreza ou "aquilo que é nobre", "poderoso", muitos reis e imperadores foram batizados com o nome de Alberto. 

Um exemplo é o rei Alberto I da Germânia, que reinou os romanos entre 1298 e 1308, além de ter sido considerado duque da Áustria. 

Outro importante monarca com este nome foi Alberto II da Germânia, ou como também é conhecido, Alberto II de ​Habsburgo. Foi formalmente considerado rei dos romanos entre os anos 1438 e 1439, no entanto, também foi rei da Hungria da Boêmia, entre 1437 e 1439 (como Alberto I) e duque da Áustria, entre os anos de 1404 e 1439, como Alberto V.

Origem do Nome Alberto

Origem: Teutônica, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Alberto

Alberto

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.