Aghata

Significado do Nome Aghata

Aghata: Significa “boa, perfeita, respeitável”.

Tem origem no nome grego Agathe, o qual deriva da palavra agathós, que quer dizer “bom, perfeito, respeitável”.

Assim, Aghata carrega qualidades pertencentes a uma pessoa íntegra, que pelos seus atos, bem como pela sua bondade, é digna de respeito e notoriedade.

Tem como variante masculina Agatão. Agace e Agacia, por sua vez, são suas variantes francesas utilizadas na Idade Média, por volta do século XIII.

Este bonito nome predominantemente feminino é uma variante gráfica de Ágata (com acento e sem H) e tem, ainda, mais versões em outras línguas, tais como: Águeda, em português; Agueda, em espanhol; Agata, em italiano; Agathe, em francês e em alemão. 

As pessoas registradas com esse nome são frequentemente, e de forma afetiva, chamadas de “Ta” ou “Táta”.

Santa Ágata é a protetora dos seios. De família nobre, consagrou-se a Deus e recusou casar-se com um senador da Sicília, de forma que foi por ele perseguida e entre as torturas que sofreu teve seus seios cortados, curando-se milagrosamente. Sua festa é comemorada em 5 de fevereiro, dia da sua morte. Seu nome é invocado contra os terremotos dado que ao morrer houve um tremor de terra.

Agatha Christie (1890-1976) - famosa escritora britânica e Ágatha Ruiz de la Prada (1960) - famosa designer de moda espanhola, popularizaram esse nome.

Origem do Nome Aghata

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Aghata

Aghata

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.