Vitória

Significado do Nome Vitória

Vitória: Significa “vitória”, “vitoriosa”, “vencedora”.

Tem origem no latim victoria, que quer dizer literalmente “vitória”. Muitos estudiosos o consideram uma variante feminina de Victorius, este derivado de Victor, que em latim significa “vencedor”.

Assim, este bonito nome feminino carrega o sentido de triunfo, sucesso e êxito, o qual é compartilhado com as pessoas assim chamadas.

Na Mitologia

Na mitologia romana, Vitória é a deusa que personifica a vitória e foi muito venerada na Roma Antiga, principalmente entre os generais.

Popularidade

Vitória também foi o nome de algumas santas. Tornou-se popular nos países de língua inglesa somente a partir do século XIX através da rainha Victoria do Reino Unido. Lá, o nome passou a ser adotado com a intenção de homenageá-la.

Personalidade Histórica

A rainha Vitória reinou entre os anos de 1837 e 1901. Ficou conhecida por ter escrito com muita frequência em seus diários durante a sua vida adulta, reunindo uma extensa biografia que soma 122 volumes. Após a morte do seu marido, personificou a imagem de matriarca bondosa.

Variantes

Há variantes em várias línguas: Vitoria, em espanhol; Victorie, em francês; Victoria, em inglês; Vittòria, em italiano.

Termos Afetivos

No que respeita aos termos afetivos, as pessoas registradas com esse nome recebem apelidos como Vi, Vivi, Vick ou Vicky.

Origem do Nome Vitória

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Vitória

Outras Informações do Nome Vitória

Vitória

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.