Teodorico

Significado do Nome Teodorico

Teodorico: Significa “príncipe do povo”, “senhor do povo” ou "rei do povo".

O nome Teodorico tem origem no germânico Thiudoricus, composto pela união dos elementos thiuda, que quer dizer “povo” e rik, que significa “príncipe, senhor”.

O nome apareceu na Inglaterra durante a Idade Média como Teodric, Theodric, Tedric e Terry, onde este último influenciado pelo francês antigo Thierry.

Foi encontrado em Portugal na edição de 1838 do Almanaque Estatístico de Lisboa.

Teodorico foi um nome bastante popular entre os povos bárbaros da Europa, durante a Idade Média. Era considerado um nome também muito comum entre a monarquia.  

Um dos reis mais famosos foi Teodorico, O Grande, conhecido também como ​Flávio Teodorico. Este foi um monarca que governou muitos povos, sendo o ​rei dos godos orientais, os ostrogodos ( entre 474 e 526), rei de Itália (entre 493 e 526), e regente dos visigodos (entre 511 e 526).

Muitos outros reis surgiram com este nome, como: ​Teodorico I (rei dos Visigodos); Teodorico II (rei dos Visigodos); ​Teodorico II (rei da Borgonha); ​Teodorico I da Austrásia (​rei merovíngio da Austrásia); entre outros. 

Origem do Nome Teodorico

Origem: Teutônica, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Teodorico

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.