Tatiana

Significado do Nome Tatiana

Tatiana: Significa “pertencente à Tácio”, “pertencente ao pai” ou “semelhante ao pai”.

É a variante feminina de Tatiano, nome que tem origem no latim Tatianus e significa “de Tácio, pertencente à Tácio”.

O nome Tácio vem do latim Tatius e está relacionado com tata, uma palavra de origem sabina, que quer dizer “pai” ou "pai da criação". Os sabinos eram uma tribo que vivia na região do Lácio, na Itália.

Tácio deriva de um nome de família romano que tem como descendente mais famoso Tito Tácio. Ele é conhecido como o rei dos sabinos na mesma época que Rômulo governava Roma.

Tatiana é nome de uma santa nascida em Roma no século III, presa por ser cristã. Santa Tatiana foi bastante torturada, chegando a ser atirada aos leões. Segundo a lenda, pelo fato desses animais já estarem saciados, não a atacaram, o que a levou à decapitação.

Venerada pela Igreja Ortodoxa, o nome Tatiana se tornou muito comum principalmente na Europa Oriental e na Rússia, por influência da sua popularidade. Os falantes da língua inglesa só passaram a utilizá-lo regularmente a partir da década de 1980.

O nome é utilizado desta forma por diversas línguas, como a russa, eslovaca, búlgara, romena, espanhola, sueca, inglesa e holandesa.

As suas portadoras podem ser afetivamente chamadas de Tati.

Origem do Nome Tatiana

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Tatiana

Tatiana

Derivações do Nome Tatiana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.