Taiane

Significado do Nome Taiane

Taiane: Significa “estrela”, “astros celestes”.

Taiane tem origem tupi, uma vez que surge como variação do nome indígena Tainá, que significa “estrela”, “astros celestes”.

Essa era a forma como os índios chamavam os astros celestes. Diz a lenda da tribo dos carajás que Tainá-can era uma estrela venerada tal como se fosse um deus desse povo.

Os carajás acreditavam que Tainá-can visitava a terra uma vez por ano sob a forma de um homem sábio e idoso. Desta forma, ensinava a arte da agricultura, especialmente no que respeitava ao cultivo da mandioca e do milho.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome feminino. Sua beleza decorre principalmente do fato de o mesmo refletir traços da cultura brasileira, ao passo que privilegia um nome nativo do nosso país.

Além de transmitir essa herança histórica, o nome por si carrega a bonita simbologia da estrela, que remete à luz, à perfeição, à esperança e outros.

As meninas assim registradas podem ser afetivamente chamadas de Tai, Tata, Nane.

Frequentemente apresenta como variantes gráficas Thaiane (com H) e Thayane (com H e Y) ou, ainda, Tauane (com U).

De acordo com o Censo Demográfico 2010 são mais de 30 mil as suas portadoras. Sua popularidade foi registrada na década de 90.

Origem do Nome Taiane

Origem: Tupi Guarani

Outras Informações do Nome Taiane

Taiane

Derivações do Nome Taiane

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.