Souza

Significado do Nome Souza

Souza: Significa "seixo", "pedra", "pombo bravo" ou "aquele que pertence ao rio Sousa"

Souza é uma variação do nome Sousa, que tem origem do latim saza ou saxa, e que significa "seixo" ou "pedra". Souza ainda pode estar relacionado com Seixa, uma espécie de pombo selvagem e agressivo típico da região Ibérica, e que no século XI era chamado de Sausa, em Portugal.

O nome Souza é considerado um sobrenome de origem toponímica dentro dos estudos da onomástica da língua portuguesa. Ou seja, o nome Souza surgiu a partir de uma localidade.

A primeira pessoa a assumir este sobrenome foi a ilustre figura de Dom Egas Gomes de Souza, proprietário das terras em que passava o rio Sousa, localizado na região do Minho, em Portugal.

Egas Gomes de Souza pertencia a uma das mais nobres e importantes famílias de Portugal, descendentes de reis visigodos durante os primeiros anos do século VIII, a família Souza adotou o nome do rio (rio Sousa) que passava sobre a sua propriedade - Terras de Sousa - e criaram uma linhagem nobre para o sobrenome.

O nome Souza é bastante comum no Brasil e em Portugal como sobrenome de família. No Brasil, chegou durante os primeiros anos da colonização portuguesa no país. Aliás, Egas Gomes de Souza é considerado primo de Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil.

Origem do Nome Souza

Origem: Latina, Portuguesa

Outras Informações do Nome Souza

Souza

Derivações do Nome Souza

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.