Sofia

Significado do Nome Sofia

Sofia: Significa "sabedoria" ou "a sábia".

O nome Sofia surgiu a partir do grego sophia, que significa literalmente "sabedoria". Pode ser traduzido também como "o Verbo" (santidade) em sua forma feminina.

Na antiga Constantinopla, atual Istambul, foi construída a Basílica de Santa Sofia. Ao contrário do que se pode pensar, a basílica não homenageia uma santa e, sim, Deus, que é a própria sabedoria.

Trata-se, sem dúvida, de um nome muito bonito que carrega consigo a qualidade de mulher erudita, sensata, prudente.

Personalidades

Foi um nome muito popular nas famílias reais durante a Idade Média. Um exemplo foi a Imperatriz Élia Sofia, esposa do imperador Justino II.

Sofia da Grécia também foi rainha da Espanha, entre os anos de 1975 e 2014. Ela deixou o trono para a Princesa Leticia Ortiz, casada com o Rei Filipe VI da Espanha.

Variantes

Existem muitas variantes deste nome, que é comum em quase todo o mundo ocidental. São exemplos Sophie, na língua francesa, inglesa e alemã, e Sophia, bastante comum na língua inglesa e também no Brasil.

Sófia (em búlgaro, Sófija) é também a capital da Bulgária.

Sofia ou Sophia pode, ainda, ser entendido como o nome de um conceito existente na Filosofia.

Curiosidade

Curiosamente, Sônia é o diminutivo de Sofia.

Origem do Nome Sofia

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Sofia

Outras Informações do Nome Sofia

Sofia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.