Santos

Significado do Nome Santos

Santos: Significa “todos os santos”.

O sobrenome Santos se originou a partir do latim Sanctorum, que significa literalmente “dos santos”, em português.

Este nome era uma abreviatura de "Todos os Santos", e começou por ser atribuído às pessoas nascidas no dia 1º de novembro, data comemorada pelo cristianismo como dia de Todos os Santos.

Tal como o sobrenome Silva, um dos sobrenomes mais comuns do Brasil, assim como também em Portugal e outros países de língua portuguesa.

O sobrenome Santos é considerado um dos mais antigos de Portugal, tendo surgido mesmo antes da criação do Reino.

Alguns historiadores acreditam que o nome começou a ser disseminado em terras portuguesas graças aos imigrantes espanhóis que popularizaram a região, vindos da Andaluzia, mais precisamente da região da Sierra de Los Santos.

No entanto, as primeiras famílias a adotarem este sobrenome seriam originárias da Itália e França, sob a variante “Santi” e “Santy”, respectivamente.

Algumas histórias contam que este sobrenome começou a se tornar popular graças aos casamentos que aconteciam entre pessoas com o nome “Santo”.

Desta forma, para que o sobrenome da mulher não ficasse “Santo e Santo”, decidiu-se que a pessoa passaria a adotar o sobrenome de “dos Santos”.

Origem do Nome Santos

Origem: Latina, Espanhola, Portuguesa

Locais com o Nome Santos

Outras Informações do Nome Santos

Santos

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.