Sampaio

Significado do Nome Sampaio

Sampaio: Significa “marinho”.

Sampaio é um sobrenome presente na onomástica portuguesa através de raízes tipicamente toponímicas, devido ao nome de uma vila localizada em Trás-os-Montes, em Portugal, e que teria sido adotado como sobrenome pelos senhores deste local.

Alguns etimologistas acreditam que o nome Sampaio tenha surgido a partir do latim Sanctus Pelagius (traduzido como “santo marinho”), que significa Santo Pelagius, e, com o passar do tempo, tenha sofrido alterações na grafia, passando para Sam Peaio, São Payo e, por fim, Sampaio.

O patriarca da família Sampaio teria sido Vasco Pires de São Payo, senhor da Honra de São Payo / Sampaio, que ficava localizada junto à Vila-Flor, Chacim e Ansiães, em Trás-os-Montes.

Brasão e armas: escudo esquartelado, sendo os primeiro e quarto de ouro, uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho, e os segundo e terceiro xadrezado de ouro e negro; bordadura de vermelho, carregada de oito SS de prata.

Origem do Nome Sampaio

Origem: Hebraica

Locais com o Nome Sampaio

Outras Informações do Nome Sampaio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.