Samir

Significado do Nome Samir

Samir: Significa “vigoroso”, “animado”, “vivaz”, “eloquente” ou "boa companhia", "companheiro de conversas", "comunidade agradável" ou  “brisa de verão” e “brisa refrescante”.

Existem duas possibilidades de étimos para o nome Samir. Uma delas é árabe, enquanto a outra é sânscrita.

Enquanto árabe tem origem com o nome Samírah (Samira​, em português) que é sua versão feminina, significa “vigoroso”, “animado”, “vivaz” e “eloquente”. Segundo alguns estudiosos da onomástica, seu significado seria também "boa companhia", "companheiro de conversas" ou "comunidade agradável".

Enquanto sâncrita significa “brisa de verão” ou “brisa refrescante”.

Assim, trata-se de um bonito nome que carrega consigo os atributos de força, saúde, energia, bem como a capacidade de falar muito bem, características que os destacam entre as demais pessoas.

É um nome popular nos países de língua árabe, mas também é usado em países como Azerbaijão,  Turquia (com a forma Semir), Albânia (com a forma Samiri), bem como tem incidência também no nosso país, onde as pessoas registradas com esse nome podem ser afetivamente chamadas de “Sá” ou “Mir”.

São conhecidos: Samir Amin - um dos mais importantes economistas egípcios, Samir Nasri - jogador de futebol francês e Samir Boitard - ator francês.

Samir é um nome que também marca presença  na Escritura Sagrada: 

E nas montanhas: Samir, Jatir, e Socó.” (Josué 15:48)

Origem do Nome Samir

Origem: Árabe, Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Samir

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.