Antes de escolher o seu nome de drag, descubra o significado dos nomes das maiores drag queens brasileiras da atualidade. Se inspire e recorra ao dicionário de nomes próprios para maiores informações sobre o seu futuro nome de drag.

É um fato que a popularização do reality show RuPaul’s Drag Race trouxe o submundo das performances drag para o mainstream. Não à toa, o show vem ganhando a cada ano mais indicações ao Emmy (o Oscar da televisão norte-americana) e as drags locais de diversos países estão cada dia mais em voga.

O Brasil é sem dúvida um dos países em que a popularização das drags atingiu a massa. Diversas artistas drag colaboraram com cantores de diversos gêneros musicais nos últimos anos, fazendo shows em arenas e estádios e sendo convidadas para programas de auditório com muito mais frequência.

Nesta lista, selecionamos as artistas drag com maior visibilidade dos últimos anos no Brasil.

dicionario-de-nomes-drag-queens-brasileiras

1. Pabllo Vittar

Nascido Phabullo Rodrigues, a drag mais famosa do mundo (em números no Instagram) adotou o nome artístico Pabllo Vittar e vem se firmando como uma das maiores artistas pop do Brasil, atingindo notoriedade internacional nos últimos anos.

O nome Pablo tem origem espanhola e deriva do nome Paulo, que vem do Latim Paullus, a partir de paullu, o que curiosamente significa “pequeno” ou “baixo”.

A nossa drag brasileira mais internacional da atualidade é tudo menos baixa. Quem não se lembra da famosa foto em que a drag se destaca pela altura comparada às cantoras Simone e Simaria?

2. Lia Clark

dicionario-de-nomes-lia
Foto by @liaclarkoficial

Nascida em Santos, São Paulo, a drag Lia Clark é referência no cenário do funk brasileiro. Ela ficou famosa com suas músicas de batida forte e letras de duplo sentido.

Lia vem do nome hebraico Leah, que quer dizer “vaca selvagem”. O nome é citado no velho testamento da bíblia, sendo Lia a primeira esposa de Jacó, irmã de Raquel.

Alguns estudos apontam para o significado de “bezerra” ou “olhos doces ou tristes”. Também já foram atribuídas outras traduções como “cansada”, “ativa”, “trabalhadeira”, “bela” e “feminino de Leo”. No grego, Lia significa “aquela que é portadora de boas notícias”.

3. Gloria Groove

A dona do hit “Bumbum de Ouro” ficou famosa ainda criança no show de calouros do Raul Gil. Quando assumiu a identidade artística de Gloria Groove estourou com a música “Império”.

Gloria ou Glória é um nome que vem do substantivo "glória", derivado do latim gloria, também podendo significar “honra”. Um nome religioso, influenciado por uma das invocações da Virgem Maria, no culto católico à Nossa Senhora.

O nome foi popularizado nos Estados Unidos no século XX devido a influência da atriz norte-americana Gloria Swanson.

4. Silvetty Monttila

dicionario-de-nomes-Silvetty
Foto by @silvettymontilla

Considerada por muitos como a RuPaul brasileira, Silvetty Montilla é uma das maiores e mais consagradas drag queens do cenário nacional. Além de participar de diversos programas de televisão, a artista fez peças de teatro e esteve no elenco fixo do grupo “Terça Insana”. Silvetty continua a animar as maiores casas e clubes LGBTQ do Brasil com seu humor afiado.

O nome Silvetty é uma variação do nome próprio Silvia que tem origem a partir do Latim, Silvius, nome de uma família romana. Ele significa “a que habita na floresta”, “a que vive no bosque”. O sobrenome da artista é uma clara referência a marca de rum Montilla, muito popular no Brasil e que traz em seu rótulo a figura de um pirata.

5. Nany People

Nany People é uma consagrada humorista e atriz trans brasileira. Com mais de 20 anos de carreira, a artista já participou de novelas, filmes e reality shows, além de ter um livro dedicado a sua história, “Ser Mulher não é pra qualquer um”.

O nome Nany é uma variação do nome de origem inglesa, Nancy, que por sua vez é uma variação do nome Hebraico Hannah, que significa “graça”. O sobrenome da artista, People, é uma palavra inglesa que significa Pessoas.

6. Aretuza Lovi

dicionario-de-nomes-aretuza-lovi
Foto by @aretuzalovi

A drag brasiliense é forte no cenário funk e pop da música brasileira e lançou seu primeiro álbum, “Mercadinho”, em 2018.

Aretusa é um nome de origem mitológica que significa “uma das ninfas”. O sobrenome Lovi é uma variação da palavra em inglês Love, que siginifica amor.

Podemos concluir, portanto, que a drag é uma das ninfas do amor.

7. Lorelay Fox

Uma das drags mais famosas do Youtube brasileiro, Lorelay Fox educa e milita com seu canal “Para Tudo”. Nele, a drag aborda assuntos de interesse à comunidade LGBTQ e fala sobre os acontecimentos mais recentes no Brasil e no mundo. Ela foi jurada no programa da Globo “Amor & Sexo” e também dá palestras sobre diversidade sexual pelo Brasil.

O nome da drag é uma variação do nome Lorelei de origem alemã que significa “sedutora”. Em uma antiga lenda alemã, Lorelei era o nome de uma bela e sedutora mulher que com sua voz assustadora levou marinheiros a naufragarem após colidirem com rochas no Rio Reno.

Na cultura pop, o nome Lorelei foi popularizado a primeira vez por Marilyn Monroe e sua personagem no filme “Os Homens Preferem as Loiras”. Mais recentemente, o seriado “Gilmore Girls” e sua protagonista Lorelai Gilmore popularizou o nome para uma nova geração, inclusive para a nossa drag Lorelay Fox.

8. Ikaro Kadoshi

dicionario-de-nomes-ikaro
Foto by @ikarokadoshi

Conhecida por suas transformações artísticas e maquiagens exuberantes, Ikaro Kadoshi é uma das apresentadoras do reality show Drag Me As A Queen. Seus looks andróginos e teatrais chamaram a atenção nas redes sociais, sendo hoje um dos maiores nomes da cena drag no Brasil.

O significado do nome Ikaro é “seguidor”. É derivado do grego Ikaros, em latim Icarus e em etrusco, Vicare.

Ícaro é o nome de um personagem da mitologia grega conhecido por tentar voar com as asas feitas por seu pai, Dédalo. Dessa forma, o nome está relacionado com a personalidade das pessoas que buscam seus objetivos cegamente e é ainda hoje o símbolo da Força Aérea Grega.

9. Rita Von Hunty

A multifacetada drag Rita Von Hunty ascendeu no Youtube com seu canal “Tempero Drag” e de lá para cá vem ganhando destaque no Brasil. Ela é uma das apresentadoras do reality Drag Me As A Queen e faz apresentações por todo o país.

Rita é o diminutivo do nome italiano Margherita, que deu origem à Margarida. Do grego, margarítes e do latim Margarita. O nome siginifica “pérola”, “criatura de luz”, “iluminada”. A personalidade da drag realmente combina com seus significados.

O sobrenome da drag também é interessante: a preposição alemã Von é normalmente utilizada para sinalizar nobreza. Já a palavra Hunty é uma gíria de drag queens dos Estados Unidos. Uma espécie de xingamento carinhoso utilizado para chamar com atitude um amigo. Um exemplo seria a frase: "You are looking fierce hunty!", que poderia ser traduzido como "Você está poderosa, mona".

10. Duda Dello Russo

dicionario-de-nomes-duda
Foto By @dudadellorusso

A drag Duda Dello Russo adora se aventurar no mundo do cosplay, ou seja, se fantasiar de personagens da cultura pop. Humor e arte se misturam em suas incríveis montações.

O nome Duda surge do germânico Haddaward e significa “pequena guardiã” e “pequena protetora das riquezas”. É também um termo afetivo para chamar as pessoas que possuem o nome Eduarda ou Eduardo, o que torna o apelido unissex.

11. Penelopy Jean

Conhecida por suas performances de Lady Gaga, Penelopy Jean ganhou notoriedade como apresentadora do programa Drag Me As A Queen e uma das juradas no programa Canta Comigo da TV Record.

A origem grega do nome Penélope é penelops, provavelmente derivado dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”.

No poema Odisséia de Homero, Penélope é o nome da esposa do protagonista Odisseu, conhecido na mitologia grega também como Ulisses.

12. Tiffany Bradshaw

A princesa do pop Britney Spears é a principal inspiração da drag paulistana Tiffany Bradshaw. A artista viaja o Brasil fazendo performances inspiradas em Britney ou atacando de Dj.

Tiffany significa “revelação de Deus”, “manifestação de Deus”. Tem origem religiosa no inglês e surgiu a partir do nome medieval Theofania, feminino de Theophanes.

Na origem grega, o nome é o resultado da junção das palavras Theos, que significa “Deus”, e phanes, que significa “aparição”.

13. Alma Negrot

dicionario-de-nomes-ALMA
Foto by @almanegrot

O gênero e a arte são os motores de expressões da autointitula drag queer Alma Negrot. Com makes e looks que passam pela fantasia, pelo horror e por suas referências artísticas, a drag tem uma legião de fãs nas redes sociais e performa pelo Brasil há anos.

O significado do nome Alma não poderia ser mais contundente com a drag. Ele siginifica “a que alimenta”, “a que nutre”, “a que dá a vida”, ou simplesmente, “alma”.

A origem é incerta. Pode ser derivado do latim almus, que quer dizer “nutritivo”, mas também existe a possibilidade do nome ter sido originado da palavra espanhola alma, que na filosofia e religião é a parte imaterial do ser humano.

14. Salete Campari

Uma das drags mais celebradas na noite paulistana, Salete Campari é também conhecida por sua militância pelas causas LGBTQ, tendo um bloco de carnaval que leva seu nome.

A artista também possui uma autobiografia: “Salete Campari: a vida de uma drag queen”. Além disso, é produtora em um canal de entrevistas no Youtube chamado “Na sala com Salete”, onde recebe artistas, músicos e ícones da noite.

O nome Salete significa “princesa”. Outra possibilidade de significado é “filha do rei”. É um nome derivado do inglês Sally, diminutivo de Sarah ou Sara, que tem origem hebraica. Seu sobrenome, Campari, é referência ao aperitivo alcóolico amargo de mesmo nome.

15. Márcia Pantera

dicionario-de-nomes-arcia-pantera
Foto by @marciapanteraoficial

Há três décadas, Márcia Pantera é uma das maiores estrelas da noite LGBTQ brasileira. Márcia é referência mundial nas performances de bate cabelo e sua energia nos palcos é motivo de admiração e influência para muitas drags novas que surgem na noite.

O significado do nome Márcia tem tudo a ver com a drag. Com origem no latim Marcius, de martius, significa “guerreira”, “dedicada a Marte” ou “marcial”, “aquela que apresenta características de guerreira”, “aquela que invoca Júpiter” ou “nascida no mês de março”.

Na mitologia, marte é o deus romano da guerra, por isso os significados de guerreira estão presentes neste forte nome da drag. Seu sobrenome, pantera, é um gênero dos felinos que incluem animais nada domesticáveis como o tigre, o leão, a onça e o leopardo.

Gostou do artigo? Confira outros inspiradores:

O significado de 29 nomes de bebê inspirados em Game of Thrones

30 nomes inspirados em mulheres poderosas

20 nomes de bebês inspirados em famosos do cinema