Márcia

Significado do Nome Márcia

Márcia: Significa “guerreira”, “dedicada a Marte” ou "marcial", "aquela que apresenta características de guerreira", "aquela que invoca Júpiter", "nascida no mês de março".

Márcia é uma variante feminina do nome Márcio. Tem origem no latim Marcius, de martius, que deriva também de Marcus, nome que está ligado a Mars (Marte, em português).

Marte é o deus romano da guerra, por isso, o nome Márcia tem o sentido de “guerreira”, “dedicada a Marte” ou "marcial". É chamada marcial aquela que apresenta características de guerreira.

A variante do nome Martius era utilizada pelos guerreiros romanos para invocarem Júpiter, rei dos deuses para os romanos (equivalente ao deus grego Zeus), no início das batalhas. Júpiter é o pai do deus Marte.

Inicialmente, Martius era considerado um nome de família e depois passou a ser utilizado para indicar os que nasciam no mês de março.

A avó paterna do grande imperador romano Júlio César se chamava Márcia. Ela era descendente do rei de Roma Anco Márcio, o quarto rei da cidade, que é considerado um dos imperadores lendários que governaram Roma.

O nome é popular no nosso país, que conta com mais de 500 mil portadoras. O maior número de registos data de 1970, conforme dados do Censo Demográfico 2010.

Origem do Nome Márcia

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Márcia

Márcia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.