25 nomes de constelações: opções femininas e masculinas cheias de luz

As constelações são grupos de estrelas que, por linhas imaginárias, formam muitas vezes desenhos no céu. Normalmente, os nomes das constelações são inspirados na mitologia ou na história de antigas civilizações.

Pensando nisso, escolhemos nomes de constelações femininas e masculinas que podem combinar perfeitamente na escolha do nome de um bebê.

Nomes de constelações femininas

Antlia

Localizada no hemisfério sul, a Antlia é uma constelação pequena. Com origem grega, seu nome significa "a bomba". Catalogada pelo astrônomo francês Abbé Nicolas Louis de Lacaille, ela leva esse nome em homenagem à bomba de ar (Máquina Pneumática), inventada na época por Robert Boyle. A sua estrela mais brilhante é a Alpha Antliae.

Andrômeda

Significa "estar atenta ao homem". É um nome da mitologia grega. Como conta a lenda, Andrômeda era uma princesa, filha de Cefeu e de Cassiopéia. Uma das suas estrelas mais brilhantes é a Alpheratz.

Eridanus

Esta constelação é um das mais extensas do céu e tem a forma de um rio. Ela é vista no hemisfério sul. Com origem grega no nome, seu significado pode ser traduzido para "corrente" ou "curso" de um rio. A principal estrela desta constelação é também uma das mais brilhantes do céu: a Achernar.

Lira

Significa “instrumento musical”, “aquela que acalma com a sua melodia”. Lira é um nome da mitologia grega. A principal estrela desta constelação é a Vega.

Hydra (Hidra)

É a constelação mais extensa do céu, mas não se destaca facilmente por não ter estrelas muito brilhantes. Sua principal estrela é a Alphard. Com origem no latim, Hydra significa "cobra d'água"

Carina

Com origem no latim carinus, significa “querida” ou “pura”. É uma constelação localizada no hemisfério sul. O seu nome significa "a quilha (de um navio)". A sua estrela mais brilhante é também uma das estrelas mais brilhantes do céu: Canopus.

Virgo (Virgem)

É a segunda maior constelação catalogada no céu e pertence ao grupo das constelações do Zodíaco. A Spica é a sua estrela mais brilhante. Com origem no latim, significa "virgem". É uma constelação que pode ser vista tanto no hemisfério sul quanto no norte, a depender da época do ano.

Cassiopeia

Com o formato de "W", esta constelação está localizada no hemisfério celestial norte. No Brasil, esta constelação é também chamada de Tamaquaré, em homenagem a um lagarto da região do Amazonas. A estrela mais brilhante da constelação é a Alpha Cassiopeiae. Na mitologia grega, Cassiopeia é a esposa de Cefeu e a mãe de Andrômeda.

Ursa Maior

Localizada no hemisfério celestial norte, significa "grande urso". Formada por muitas estrelas com bastante brilho, é uma das constelações mais facilmente encontradas no céu. A sua principal estrela é a Epsilon Ursae Maioris.

Vela

A Vela está no hemisfério celestial sul. Com origem no latim, o nome refere-se à vela de um barco. A sua estrela mais brilhante é a Gamma Velorum.

Pyxis

Também conhecida como constelação da Bússola, ela está no hemisfério celestial sul. Foi catalogada pelo astrônomo francês Abbé Nicolas Louis de Lacaille.

Vulpecula

Com origem no latim, o nome dessa constelação significa "pequena raposa". Está no hemisfério celestial norte.

Berenice (Cabeleira de Berenice)

Com origem no grego Berenike, significa “portadora da vitória”. A Cabeleira de Berenice é uma constelação do hemisfério celestial norte. O nome provém de uma lenda que conta que a Rainha Berenice cedeu sua cabeleira à Afrodite para ter de volta seu esposo, o Ptolomeu.

Nomes de constelações masculinas

Órion

Significa "fronteira, "limite" ou "luz dos céus", "luz do paraíso". A constelação de Órion tem 81 estrelas, e duas das estrelas mais brilhantes são Betelgeuse e Rigel.

Na mitologia grega, Órion era um caçador gigante, filho de Poseidon.

Capricornus (Capricórnio)

Parte das constelações do Zodíaco, esta é uma constelação com uma história antiga ligada ao tempo da Idade Média. Seu nome significa "cabra", por ter muitas vezes o aspecto de uma cabra no céu. Suas estrelas não são tão visíveis da Terra, mas uma das mais brilhantes é a Alpha Capricorni.

Sagittarius (Sagitário)

Com origem latina, sagitário significa "arqueiro". Está localizado no hemisfério celestial sul. Costuma ser visto no céu como um centauro de arco e flecha.

Perseus

Significa “filho do fogo” ou “filho da luz”. Tem origem no grego Perséus. A sua estrela mais brilhante é a Alpha Persei.

Na mitologia grega, Perseu foi um herói semideus (filho de Zeus e Danae). Ele foi o fundador da cidade de Micenas e era irmão de Hércules.

Boötes (Boieiro)

Também conhecida como constelação do Pastor, esta constelação está no hemisfério norte celestial. De origem grega, seu nome significa "condutor de bois" e "arado". A sua estrela mais brilhante é a Arcturo.

Aquarius (Aquário)

Também escrita na grafia "Aguadeiro", esta é uma das constelações mais antigas do céu, datada desde o tempo da Babilônia. Aquário é parte das constelações do Zodíaco. Com origem no latim, seu nome significa "portador de água" ou "que vive na água". Embora não tenha estrelas muito brilhantes, podemos destacar as principais: Alpha e Beta Aquarii.

Cepheus (Cefeu)

É uma constelação do hemisfério norte. Seu nome homenageia um rei da Etiópia na mitologia grega. Ele era casado com Cassiopeia, que também um nome de constelação.

Centaurus (Centauro)

Esta é uma constelação do hemisfério celestial sul. O Centauro representa a figura de uma criatura metade homem e metade cavalo. Esta constelação tem algumas das estrelas mais brilhantes do céu, como a Alfa Centauri.

Cetus

Também conhecida como a constelação da Baleia ou do Monstro Marinho, esta é uma constelação do equador celeste. Localizada perto de Órion, é difícil de localizá-la, pois as suas estrelas têm pouco brilho.

Gemini (Gêmeos)

Gemini está localizada no hemisfério celestial norte. As suas estrelas mais brilhantes são Castor e Pollux, que representam, na mitologia grega, a cabeça dos gêmeos da constelação.

Draco (Dragão)

Significa “dragão”, “serpente”. Tem origem no nome grego Drakon. Está no hemisfério celestial norte. Próximo das constelações de Ursa Maior e Ursa Menor, suas estrelas mais brilhantes são a Gamma Draconis e a Beta Draconis.

Hércules

Significa “aquele que dispensa o calor e a claridade”. Tem origem no grego Heraklês. Do hemisfério celestial norte, quatro principais estrelas formam no céu o busto de Hércules: Épsilon, Pi, Eta e Zeta. Na mitologia grega, Hércules é o filho de Zeus e da mortal Alcmena e ficou famoso pelos “Doze Trabalhos”.

Recomendamos também: