Nádia

Significado do Nome Nádia

Nádia: Significa "mensageira", "aquela que anuncia".

Nádia é um nome feminino de origem árabe. Surge do árabe Naadiya, que significa literalmente "mensageira".

Por extensão, tem o sentido de "aquela que anuncia", o mesmo significado de que o nome Ângela.

Há fontes que indicam também a possibilidade de Nádia ser o diminutivo de Nadezhda, nome russo que quer dizer "esperança".

Os nomes russo não eram muito conhecidos mundialmente, e foram popularizados no início do século XX, principalmente através das atuações internacionais dos balés russos.

A versão latinizada do nome (Nadia) surgiu pela primeira vez na França, no século XIX, e tornou-se mais popular mundialmente por influência da ex-ginasta romena Nadia Comaneci.

Essa ginasta ficou conhecida por ter sido a primeira atleta da modalidade a receber nota dez em uma apresentação.

Embora não seja possível afirmar o étimo de Nádia, não há dúvida de que se trata de um nome muito bonito. Sua beleza decorre principalmente do significado positivo que o mesmo reflete.

No nosso país, o número de portadoras ultrapassa os 50 mil. O nome foi popular principalmente entre a década de 70 e 80.

As pessoas que são batizadas com este nome podem receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, tais como Nani, Ná ou Nadi, por exemplo.

Origem do Nome Nádia

Origem: Árabe, Russa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Nádia

Nádia

Derivações do Nome Nádia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.