Mota

Significado do Nome Mota

Mota: Significa “nascido no monte de terra” ou “habitante do monte de terra”; “aquele que tem origem na casa forte” ou “habitante da casa forte”.

Mota é um sobrenome cuja origem é incerta. Há fontes que indicam que o mesmo seja português, espanhol ou italiano e que se trata de um nome categorizado como toponímico.

Ele surge para identificar as pessoas que nasciam ou que habitavam um local situado num monte de terra. Por esse motivo, tem o sentido de “nascido no monte de terra” ou “habitante do monte de terra”.

Há, ainda, outras fontes que apontam a hipótese de sua origem ser escocesa ou irlandesa.

Nesse sentido, o nome teria o significado de “aquele que tem origem na casa forte” ou “habitante da casa forte”. Isso decorre, possivelmente, do fato de a casa onde habitava determinada família ter sido construída num terreno bem assente e seguro.

Existem dois brasões que são identificados como pertencentes à família Mota.

Um deles é representado por um escudo em que predominam as cores vermelha e ouro. Nele consta a imagem de um leão de ouro e flores-de-lis.

O outro brasão é representado por um escudo, de um lado prata, do outro lado azul cortado por uma faixa diagonal roxa. Na parte azul constam 3 estrelas de oito pontas de prata.

Apresenta como variante gráfica Motta (com 2 letras “t”).

Origem do Nome Mota

Origem: Italiana, Espanhola, Portuguesa, Irlandesa, Escocesa

Locais com o Nome Mota

Outras Informações do Nome Mota

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.