Moura

Significado do Nome Moura

Moura: Significa "quem nasce em Moura (região de Portugal)", "muralha" ou "terra dos mouros". 

Moura é um sobrenome de origem toponímica portuguesa, ou seja, surgiu a partir de uma referência geográfica, como uma cidade ou localidade. 

A cidade de Moura pertence ao Distrito de Beja, na região do Alentejo, em Portugal. Muitos acreditam que este nome tenha surgido a partir da lenda de Moura Salúquia

Quando a região ainda era dominada pelos muçulmanos, a atual cidade de Moura se chamava Al-Manijah e a princesa Salúquia era a governadora. A princesa era apaixonada por um mouro chamado Bráfama, que foi morto em uma emboscada pelo exército cristão quando estava a caminho de seu casamento.

Após o exército tomar a cidade, Salúquia se atirou da torre do castelo e morreu. Os cristãos ficaram comovidos com sua história de amor e decidiram batizar a região conquistada como "Terra de Moura Salúquia", que ao longo dos anos evoluiu para "Terra de Moura" e, consequentemente, "Moura".

De acordo com a história, as primeiras pessoas a adotarem o Moura como nome de família pertenciam a esta cidade. 

Vasco Martins Serrão teria sigo o primeiro a adotar Moura como sobrenome. Serrão era conhecido como Senhor de Moura, pois havia participado da conquista daquelas terras, recebendo esse título do rei, como forma de agradecimento. 

Origem do Nome Moura

Origem: Portuguesa

Locais com o Nome Moura

Outras Informações do Nome Moura

Moura

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.