Mel

Significado do Nome Mel

Mel: Significa “mel”, “doce como mel”, “escura”, “negra”, “líder”, “rei iluminado”.

Como nome próprio, Mel carrega em sua essência a doçura do néctar produzido pelas abelhas. Isso acontece, pois ele surge primeiramente a partir da palavra grega meli, que significa literalmente “mel”.

Este nome também está estritamente relacionado com o nome Melissa, que significa “abelha”. Melissa era uma personagem da mitologia grega. Ela era uma ninfa que, de acordo com as histórias mitológicas, descobriu e ensinou o uso do mel.

O nome Mel também surge como um diminutivo ou apelido carinhoso para outros nomes que se iniciam com ele.

A partir do nome de origem grega Melanie ou Melânia, ele significa “escura” ou “negra”.
Mel é também considerado um nome neutro, podendo ser utilizado tanto para meninas quanto para meninos. Isto acontece, pois ele também surge como uma variante de alguns nomes masculinos, como Melvin, que significa “líder” e Melchior, que significa “rei iluminado”.

Popularidade do nome Mel

Apesar de encontrarmos o nome Mel predominantemente em meninas no Brasil, ele possui maior incidência como nome masculino em outras partes do mundo.

Como nome masculino, Mel é popular em países como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália e as Filipinas.

Personalidades de destaque que possuem este nome são o ator e diretor estadunidense Mel Gibson, o compositor e comediante estadunidense Mel Brooks e a cantora e atriz Mel B, ex-integrante do grupo de pop feminino Spice Girls.

Origem do Nome Mel

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Mel

Outras Informações do Nome Mel

Mel

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.