Mel

Significado do Nome Mel

Mel: Significa “mel”, “dócil”, “suave”.

Mel possivelmente tem origem a partir da raiz da palavra grega meli, que significa “mel”, bem como a partir da palavra do latim mel, literalmente “mel”.

Assim, este nome recebe a denotação da palavra, transferindo aqueles que o recebem as qualidades próprias da substância, especialmente, a doçura. Deste modo as pessoas amáveis e atenciosas são frequentemente comparadas ao mel, sendo assim chamadas.

Mel é, ainda, a forma reduzida de nomes iniciados com o elemento “mel”, tais como Melissa, Melanie e Melina.

Melissa, do grego Melissam significa "abelha".

Melanie é a versão francesa de Melânia, que tem como origem o grego mélaina, que significa "negra, escura".

Melina, também do grego, surge como Melitinna e significa "mel".

Popularidade

Embora seja mais popular para o gênero feminino, pode também ser utilizado para nomes masculinos, como Melchior ou Melquior, Melquíades e Melquias.

Como exemplo, tem destaque Mel Colm-Cille Gerard Gibson, mais conhecido como Mel Gibson, um famoso ator e diretor de cinema norte-americano.

O nome é muito usado tanto em português como em inglês e, em Portugal, tem sido bastante utilizado como nome composto, estando entre as formas mais frequentes: Maria Mel, Clara Mel, Juliana Mel, Inês Mel, Rita Mel.

Variante

Sua variante gráfica é Mell (com 2 L).

Origem do Nome Mel

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Mel

Outras Informações do Nome Mel

Mel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.