Marques

Significado do Nome Marques

Marques: Significa "filho de Marcos" ou "filho de Marcus".

Marques é um sobrenome patronímico, ou seja, que surgiu a partir de alguém chamado Marcos ou Marcus.

O sufixo "es" significa que o nome pertence à uma descendência direta e normalmente é atribuído aos filhos ou outros membros de uma família patriarcal. 

Segundo alguns estudos, todas as famílias Marques surgiram a partir de um tronco espanhol, chamado Marquez​. 

No Brasil, este sobrenome se espalhou por todos os cantos do país desde os primeiros anos de colonização.

Essa facilidade na propagação do nome se dá graças a sua origem patronímica, fazendo com que surgissem famílias Marques em vários lugares distintos, sem com que tenham algum grau de parentesco entre si.

No brasão oficial da família Marques está escrita a seguinte frase:

"Descendentes da fidalguia espanhola de onde vieram com o sobrenome de 'Marquez', o ramo português teve início pelo ilustre e fidalgo senhor Dom Antonio Marques de Oliveira, Alcaide Mor de Coimbra, 1º Conde de Vilhadolide, Cônsul Geral em Antuérpia. Seus decendentes diretos ocuparam importantes cargos junto à Realeza. O Brasão de Armas foi concedido em 1582."

O nome Marques é bastante associado (e muitas vezes confundido) com Marquês - um título de nobreza que surgiu na região Ibérica (Portugal e Espanha) como uma denominação para os nobres que "marcavam" as divisões territóriais, ou seja, eram "marqueses" = " que marcavam".

Com o tempo, a conotação original do título foi deixado de lado e chegou ao Brasil, em meados do século XVI, como uma titulação unicamente relacionada à realeza.

Origem do Nome Marques

Origem: Espanhola, Portuguesa

Outras Informações do Nome Marques

Marques

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.