Lyandra

Significado do Nome Lyandra

Lyandra: Significa “mulher leoa”, “mulher forte”, “mulher dócil”.

Lyandra é um bonito nome feminino; uma invenção brasileira que é variante do nome Leandra.

Surge a partir do nome masculino Leandro, o qual tem origem grega, de Leíandros. Formado pela junção dos elementos léon, que significa “leão”, e andrós, que significa “homem”, tem o sentido de “homem-leão”. Por extensão ao sentido feminino, Lyandra significa “mulher leoa”.

Em virtude do seu significado, acredita-se que o mesmo tenha sido usado pela primeira vez para nomear um homem que se destacava pela resistência física.

Mas existe outra possibilidade de étimo que dá ao nome o significado de “homem dócil”. Isso decorre do fato de se acreditar que em vez de león o elemento de sua formação seria leîos. Leîos significa dócil e é realmente a forma que mais se aproxima do nome originalmente.

Trata-se, portanto, de um bonito nome que carrega consigo os atributos de resistência e vigor, bem como de amabilidade. Além disso, nele se reflete a simbologia o leão que, entre outros, representa poder e autoridade.

As pessoas registradas com esse nome predominantemente feminino podem ser afetivamente chamadas de “Lya”.

Lyandra Costa é o nome da filha de Leandro da dupla sertaneja Leandro e Leonardo. Leandro morreu em 1998 quando Lyandra tinha 3 anos. A menina não enveredou para o meio artístico, tendo escolhido a medicina como profissão.

Origem do Nome Lyandra

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Lyandra

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.