Lídia

Significado do Nome Lídia

Lídia: Significa “habitante de Lídia”, “a que sente dores de parto”.

Lídia é um nome feminino que se originou a partir do grego Lydía. Esse era o nome de uma antiga região da Ásia Menor, na costa ocidental, perto do Mar Egeu.

Importa referir que os lídios, habitantes da Lídia, achavam que eram descendentes de Lud, que significa "o que sente dores de parto".

Por esse motivo, o nome Lídia também tem o sentido de “a que sente dores de parto”.

O nome surgiu e foi ficando mais popular depois da Reforma Protestante do século XV, sendo bastante usado na Inglaterra como Lydia.

No Novo Testamento, na Bíblia, Lídia era o nome de uma mulher que se converteu ao Cristianismo pelo testemunho do apóstolo Paulo.

Assim, muitas pessoas passaram a atribuir o nome Lídia a suas filhas em homenagem à Santa Lídia, venerada pela Igreja Católica e Ortodoxa no dia 3 de agosto.

No Brasil, Lídia e sua variantes são nomes populares. De acordo com o Censo Demográfico 2010 o número de portadoras era superior a 88 mil.

As pessoas que recebem este nome, normalmente, ganham apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Lí, Lidinha ou Lidi.

São suas variantes Lidia (sem acento) em espanhol e russo, e Lydie, em francês.

Origem do Nome Lídia

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Lídia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.