Léia

Significado do Nome Léia

Léia: Significa "nascida ou habitante do prado"; “vaca selvagem”.

Tem origem no nome hebraico Leah, que significa “vaca selvagem”, e está relacionado com a palavra árabe láan.

Além desse étimo, há fontes que indicam a possibilidade de o mesmo ter surgido a partir do inglês antigo. Com o significado de "prado", "campo", era inicialmente utilizado como sobrenome por pessoas que nasciam ou habitavam esse tipo de local.

Existem indicações de que Léia possa ser uma variante feminina de Leo, que significa "leão", enquanto há estudiosos da onomástica que apontam o significado de “cansada”, “ativa”, “trabalhadeira” ou “bonita”. Ambas indicações, todavia, devem ser descartadas.

Léia é o nome da princesa de "Guerra nas Estrelas". A personagem, que foi interpretada pela atriz Carrie Fisher (1956-2016), é uma das protagonistas do filme de George Lucas. Lançado em 1977, "Guerra nas Estrelas" se tornou um fenômeno mundial.

No nosso país, o maior número de registros do nome Léia data de 1980, conforme dados do Censo Demográfico 2010.

Sob a variante Lia, aparece no Antigo Testamento da Bíblia como a primeira esposa de Jacó e irmã de Raquel. Por isso, pode ser categorizado como um nome bíblico.

Além de Leah e Lia, apresenta como variantes gráficas Lea ou Léa.

Origem do Nome Léia

Origem: Hebraica, Inglesa, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Léia

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.