Kléber

Significado do Nome Kléber

Kléber: Significa “colador de cartazes”.

Kléber é um nome de origem germânica, que vem de Klaeber, cujo significado é “colador de cartazes”.

Sendo uma profissão era, inicialmente, o sobrenome das pessoas que praticavam esse ofício.

Os sobrenomes surgiram para distinguir as pessoas, quer pelo trabalho que faziam, quer pelo nome da localidade onde viviam ou em decorrência de uma característica física.

Trata-se de um nome masculino e bastante popular no Brasil, onde os meninos assim registrados podem ser afetivamente chamados de Klébinho ou Kléb.

A personalidade histórica que carrega esse nome e tem mais destaque chamava-se Jean Baptiste Kléber (1753-1800).

Kléber foi um general francês que auxiliou Napoleão Bonaparte durante a Revolução Francesa. Em Paris, há uma estação de metro que, em sua homenagem, tem esse nome. Foi inaugurada em 1900, no ano do centenário da morte do general.

Tem como variantes Cléber (com C), Clébio ou Klébio.

Erroneamente, é difundido que Kléber vem do latim e significa “aquele que faz pão” e, embora seja confundido com Cléver, ambos são nomes distintos.

Os étimos de Cléver indicam que se trata de um toponímico, que tem origem em nomes de lugares. Outra hipótese sugere que tenha origem alemã e que signifique “taipeiro”, nome da profissão daquele que faz taipas.

Origem do Nome Kléber

Origem: Germânica, Alemã

Outras Informações do Nome Kléber

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.