Klaus

Significado do Nome Klaus

Klaus: Significa "vitorioso", “o que vence com o povo”, “o que leva o povo à vitória”; “pessoa conquistadora”.

Klaus tem origem alemã e é utilizado como nome masculino ou como sobrenome.

Surgiu como forma reduzida de Nikolaus, cuja origem é grega.

Nikolaus, o mesmo que Nicolau em português, surge do grego Nikólaos. Seu significado, “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”, resulta da junção dos elementos níke, que significa “vitória”, e laos, que significa “povo”.

Por extensão, o nome tem o sentido de “pessoa conquistadora”. Nesse sentido, os portadores do sobrenome carregam essa qualidade.

São Nicolau de Flüe (1417-1487), também conhecido como irmão Klaus, é o padroeiro da Suíça. O santo foi canonizado em 1947 e sua festa é comemorada no dia 25 de março.

O nome Klaus remete à lenda do Papai Noel. Isso porque, segundo a lenda, um bispo Turco tinha por hábito deixar saquinhos com moedas para os pobres no Natal. A comemoração deste santo decorre no dia 6 de dezembro.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Papai Noel é chamado de Santa Claus.

Sem espanto, no nosso país a maior parte das pessoas que levam esse sobrenome são do Sul. A maior taxa de incidência é no estado de Santa Catarina, conforme dados do Censo Demográfico 2010.

Origem do Nome Klaus

Origem: Grega, Alemã

Outras Informações do Nome Klaus

Klaus

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.