Júlio César

Significado do Nome Júlio César

Júlio César: Significa "jovem cabeludo" ou "jovem imperador". 

Júlio César é um nome composto pela união de dois nomes de origem latina: Júlio, do latim Julius, que significa "aquele que é jovem" e César, possivelmente de caesaris, que quer dizer "cabeludo" ou "cheio de cabelo".

O nome Júlio César foi popularizado pelo imperador romano com esse nome e mantém-se bastante comum em várias línguas até hoje.

O nome Júlio César pode ser considerado uma contradição, se levarmos em conta que algumas pessoas sugerem que Júlio também pode significar "imberbe", ou "de barba rala ou fofa", o que pode contrastar com o significado de César, "peludo".

Após o governo de Júlio César, o nome César passou a designar um título imperial, usado por todos os imperadores que o sucederam, que dava a ideia de “governante”, “rei”, ou mesmo “ditador”.

Algumas teorias sugerem que o imperador Júlio César teria recebido este segundo nome por ter sido um dos primeiros a nascer a partir de uma cesariana (do latim ​caedere, que significa "cortar). No entato, várias outras hipóteses são levantadas na tentativa de explicar a origem deste nome. 

No Brasil, Júlio César é um nome masculino bastante comum. Uma das personalidades mais famosas com este nome no país é o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Futebol Júlio César. 

Origem do Nome Júlio César

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Júlio César

Outras Informações do Nome Júlio César

Júlio César

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.