César

Significado do Nome César

César: Significa "imperador", "rei", “o que tem o cabelo comprido”, “cabeludo” ou “cortado”, “talhado”.

O significado do nome César não é consensual, porém acredita-se que tenha origem na palavra do latim caesaries, que significa “cabeludo, o que tem cabelo comprido”, ou mesmo “cheio de pelos”.

Outra possibilidade é tenha surgido da expressão em latim “a caeso matris utero”, em português traduzido como “o corte do útero da mãe”, onde caeso significa “cortado, talhado”. Daí vem a palavra “cesária”, nome da cirurgia em que se retira o feto dentro do útero através de um corte.

Diz a lenda que o nome surgiu com o imperador romano Júlio César, que teria nascido através de uma cesariana.

Após o governo de Júlio César, o nome passou a designar um título, usado por todos os imperadores que o sucederam, que dava a ideia de “governante”, “rei”, ou mesmo “ditador”, e até hoje o nome é associado a esse significado.

Este título de nobreza teria sido concedido aos onze primeiros imperadores romanos.

Este nome teria sido utilizado durante muitos anos como um sobrenome, proveniente de um patronímico.  Em Portugal, a primeira pessoa a ser reconhecida por adotar este sobrenome foi o cavaleiro Vasco Fernandes César.

No Brasil, César é um nome masculino bastante comum, assim como outras variações gráficas, como Cezar, por exemplo. 

Origem do Nome César

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome César

Locais com o Nome César

Outras Informações do Nome César

César

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.