Batista

Significado do Nome Batista

Batista: Significa “o que batiza” ou “aquele que batiza”.

Um dos sobrenomes mais comuns em todo o Brasil, Batista está amplamente associado à figura de João Batista, personagem bíblico conhecido por ter batizado Jesus Cristo nas histórias bíblicas.

O sobrenome Batista tem origem na palavra grega baptismo ou batisma, o sufixo ma significa "imersão" ou “imergiu”. A partir do verbo baptizó, significa “imergir” ou “ele imergiu”. Por extensão, este sobrenome significa “o que batiza”, “aquele que batiza” ou “ele batiza”.

A figura de João Batista na Bíblia

O sobrenome foi originado a partir de João Batista, um dos personagens bíblicos mais importantes para o cristianismo. De acordo com o evangelho de Lucas, ele era filho do sacerdote Zacarias.

Existem diversos estudos que incluem a figura de João Batista como uma das fundamentais nas escrituras sagradas devido ao episódio de batismo de Jesus Cristo realizado por este santo.

O nome composto João Batista significa “aquele que batiza com a graça de Deus”.

Popularidade do sobrenome Batista

Batista é um dos sobrenomes mais populares do Brasil. Ele também aparece com bastante incidência em países como a República Dominicana, Cuba, Portugal e Panamá.

Algumas variantes do sobrenome encontradas no mundo são Baptista, Batišta, Batistă e Batísta.

Origem do Nome Batista

Origem: Grega, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Batista

Batista

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.