Abel

Significado do Nome Abel

Abel: Significa “névoa”, “vapor”; “frágil, efêmero”.

Abel é um nome masculino de origem hebraica. Surge do hebraico Hébhel, que quer dizer literalmente “névoa, vapor”. Por extensão, alguns autores atribuem o significado de “respiração” e “frágil, efêmero”.

Há fontes que sugerem que da palavra ibila, de origem assíria ou sumérica, o nome teria  sentido de “filho”, no entanto estudiosos da onomástica afirmam que essa sugestão altera o seu significado original.

Na Bíblia

É categorizado como bíblico. Isso porque pode ser encontrado no Velho Testamento da Escritura Sagrada.

Abel é o segundo filho de Adão e Eva. Ele foi assassinado por seu irmão Caim pelo fato de este ter ficado com inveja porque Abel agradou mais o Senhor.

Popularidade

Muito utilizado pelos cristãos, principalmente no século XIII, foi muito adotado na Inglaterra durante a Idade Média, tornando-se muito popular na era puritana.

Surgiu em Portugal, no Almanaque Estatístico de Lisboa de 1838.

No Brasil, o nome teve a maior taxa de registros em 1980. A partir desse ano, o número de adeptos começou a reduzir.

De acordo com o Censo Demográfico 2010 era mais de 26 mil o número dos registros. Roraima é o estado que apresenta a maior taxa de incidência na altura da pesquisa.

Termo Afetivo

Abel pode ser utilizado de forma independente como apelido dos portadores do nome Abelardo.

Origem do Nome Abel

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Abel

Abel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.