Zeus
Significado do Nome Zeus
Zeus: Significa "brilhar", "céu", "deus", “deus dos deuses”, “deus do trovão”, “deus do relâmpago”.
Um nome mitológico conhecido ao redor de todo o mundo e que continua servindo de inspiração ao longo da história, Zeus faz referência direta à principal figura da Mitologia Grega.
De origem grega, o nome Zeus surgiu a partir do nome do deus indo-europeu Dyeus, no qual dyeu significava "brilhar", "céu" ou "deus". Os seus primeiros registros estão nos textos do grego micênico, por volta do século XII a. C., como di-we e di-wo.
Em referência à figura mitológica, este nome também apresenta os significados de “deus dos deuses”, “deus do trovão” e “deus do relâmpago”.
Zeus na Mitologia Grega
Zeus é a mais importante figura mitológica grega dado se tratar do “deus dos deuses”. Filho de Cronos (deus do céu, da água e da terra) e Reia, Zeus era um dos doze deuses a habitar o Monte Olimpo.
Seu relâmpago representa a luz, inteligência, esclarecimento e verdade - de modo que é “deus do relâmpago” - ao passo que o seu raio é representativo do castigo e da ira da autoridade absoluta - sendo considerado, nesse âmbito, o “deus do trovão”.
Além dessas simbologias, Zeus era também o deus que representava a ordem, a justiça e a lei.
O equivalente de Zeus entre os romanos era o deus Júpiter, o equivalente entre os etruscos é Tinia e, entre os hindus, seria Indra.
Popularidade do nome Zeus
Atualmente, o nome Zeus pode ser considerado raro ao redor do mundo, mas possui uma maior quantidade de registros em países como a República Democrática do Congo, as Filipinas, o México e a Espanha.
Origem do Nome Zeus
Origem: Grega, Mitológica