Zacarias

Significado do Nome Zacarias

Zacarias: Significa “lembrado por Deus”.

Tem origem no nome hebraico Zekharyah, composto pelos elementos zakhár, que significa “ele lembrou” e Yah, de Yahweh, que quer dizer “Deus, Senhor” e significa “lembrado por Deus”.

É nome de vários personagens bíblicos, destacando-se entre eles o que é mencionado no Antigo Testamento como um dos doze profetas, autor do livro “Zacarias”, e o pai de João Batista, que ficou mudo até escolher o nome do seu filho e aparece no Novo Testamento.

Zacarias também foi o nome do 14º rei de Israel, entre os anos 750 e 749 a.C, pertencendo a dinastia de Jéu. 

O rei Zacarias antecedeu Jaroboão II, mas ficou no comando do reino por apenas seis meses, sendo assassinado por Salum, que assumiu o trono logo em seguida. 

Chegou à Inglaterra no século XVI, mas só tornou-se popular no século seguinte por influência dos puritanos.

No Brasil este nome foi eternizado pelo ator e comediante mineiro Mauro Faccio Gonçalves, falecido em 1990, mais conhecido pelo seu nome artístico, Zacarias, personagem do programa humorístico “Os Trapalhões” exibido pela primeira vez com este nome na TV Tupi em 1974, mas alcançou o sucesso na Rede Globo a partir de 1977.

Origem do Nome Zacarias

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Zacarias

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.