Waldo

Significado do Nome Waldo

Waldo: Significa “aquele que tem força”, “poderoso”, “homem de poder”, “aquele que governa”, “governante”.

Waldo, variante inglesa de Valdo, tem origem germânica, a partir do elemento weald, vald cujo significado é “força”, “poder”, “governo”, o qual, entre outros nomes teutônicos, está presente no nome Osvaldo, por exemplo.

Trata-se de um bonito nome predominantemente masculino que, por extensão, significa “aquele que tem força”, “poderoso”, “homem de poder”, “aquele que governa”, “governante”, refletindo, assim atributos de destaque.

Além de ser um nome de batismo popular, serve como termo afetivo para os nomes que contém no seu étimo o elemento weald, vald. Finalmente, é encontrado como sobrenome, citando-se como exemplo o escritor estaduniense Ralph Waldo Emerson (1803-1882). 

O mesmo ocorre com Valdo, em que Pedro Valdo, Pierr Vaudès, em francês (1140-1205) é uma personalidade histórica que ficou conhecida por abdicar de seus bens e ter participado da tradução da Bíblia para o provençal. Sendo seguido, seus discípulos ficaram conhecidos como “valdenses”.

Os meninos registrados com esse nome costumam ser chamados de Waldinho ou, embora com menos frequência, Wal.

Waldir ou Valdir é uma variante bastante comum no Brasil.

Origem do Nome Waldo

Origem: Teutônica

Outras Informações do Nome Waldo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.