Vieira

Significado do Nome Vieira

Vieira: Significa “molusco” ou “concha que produz pérolas”.

Vieira é um sobrenome presente na onomástica da língua portuguesa como de origem toponímica, ou seja, baseado em uma localidade ou referência geológica.

A família Vieira se espalhou inicialmente em Portugal, partindo de duas principais províncias: Vieira do Minho e Vieira de Leiria.

No entanto, consta nos registros históricos que a primeira pessoa a adotar este nome seria de Vieira do Minho, o fidalgo minhoto Ruy Vieira.

Ruy Vieira teria vivido durante a primeira metade do século XII, servindo os reis D. Afonso e D. Sancho II.

O nome Vieira teria se originado a partir do latim venaria, que seria uma referência ao concreto, algo de grande resistência, como o material resistente que é feito as cascas das conchas.

Outra teoria sugere que o sobrenome Vieira teria surgido na região da Galícia, por famílias que viviam na cidade de Santiago de Compostela, sendo a figura das vieiras uma referências ao Santo patrono da localidade, que supostamente foi encontrado com o corpo coberto por vieiras.

O brasão da família Vieira é vermelho, com seis pequenas vieiras (moluscos) de ouro, distribuído por três pares.

No Brasil, a primeira família Vieira teria desembarcado em Pernambuco, vindo de Portugal.  Uma das pessoas mais importantes com este nome no país foi o padre Antônio Vieira, missionário português no Brasil que fazia parte da Companhia de Jesus e representante da arte Barroca. 

Origem do Nome Vieira

Origem: Portuguesa

Famosos com o Nome Vieira

Outras Informações do Nome Vieira

Vieira

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.