Vanderlei

Significado do Nome Vanderlei

Vanderlei: Significa "da terra da ardósia", "habitante do lugar da ardósia".

A origem do nome Vanderlei é o holandês van der Leij, que quer dizer "da ardósia".

A ardósia é um tipo de rocha, uma espécie de xisto com características argilosas ou de cinzas vulcânicas, usado na construção de algumas casas, e usado também nas lousas, quadros para se escrever com giz e materiais antiderrapantes. 

E porque a maioria dos holandeses possuem o conectivo "van der" em seus nomes? 

Na língua holandesa, a palavra van indicava a origem da pessoa ou o local de seu nascimento. Para entender melhor, teria o mesmo significado que o von, para os alemães, o mac, para os escoceses, o O', para os irlandeses, e o de, para os nomes em português e francês

Ex: "Francisco DE Oliveira" ou "Edwig van Hooydonk = Edwig DE Hooydonk"

No entanto, o sentido de nomear as pessoas a partir do local de origem era atribuído apenas aos nobres, durante a Idade Média. Os não nobres, por sua vez, eram conhecidos pelas suas profissões. 

Essa característica, ao longo dos anos, foi perdida. Hoje em dia, uma pessoa pode se chamar "de Oliveira", em Portugal ou no Brasil, e não precisa ser necessariamente um nobre. 

O nome Vanderlei na sua forma holandesa deve ter começado a ser usado pelas pessoas como um apelido, se elas vivessem ou tivessem nascido em um local com muita ardósia.

Depois, teria sido associado, durante um tempo, ao sobrenome da algumas famílias, e não como apenas um nome próprio. 

Uma variação bastante utilizada do nome no Brasil é o Wanderley, escrito com "W". 

A versão feminina do nome Vanderlei é Vanderleia

Origem do Nome Vanderlei

Origem: Holandesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Vanderlei

Vanderlei

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.